Você sabe o que é geração sanduíche?

De uns tempos para cá, você percebe que seus pais vêm precisando de mais cuidados e atenção da sua parte: seja para acompanhá-los ao médico, ou para resolver algumas questões de ordem financeira. O quadro de repente se inverte: você passa a cuidar mais deles do que eles de você. Ao mesmo tempo, seus filhos estão crescendo e contando com seu apoio para tudo. Para conciliar atenções, você se sente totalmente dividido e até culpado, por não atender a tudo e a todos. Identificou-se com essa situação? Seja bem-vindo à geração sanduíche.

Por definição, a expressão se refere à pessoa responsável por essas duas gerações. Sem culpa!

O primeiro passo é encarar tudo com naturalidade e unir a família em torno dessa nova realidade. Trata-se de uma etapa da vida bastante comum. O importante é que você busque alternativas de se manter em equilíbrio, priorize o seu bem-estar, para que preserve sua capacidade de organização (do tempo, da casa, da família e financeira) e sua estratégia.

Em se tratando de finanças, como em todas as dicas de planejamento, preparar uma planilha de orçamento é importante. Se os seus pais são totalmente dependentes de você financeiramente, inclua os gastos deles na sua planilha, pois, desta forma, fica mais fácil controlar as despesas, saber para onde vai o dinheiro e avaliar as contas. Agora, se eles têm uma receita, proveniente de aposentadoria, por exemplo, prepare uma planilha separada. Mesmo que você inclua em seu orçamento as despesas com seus pais em algum tópico, é importante que o dinheiro deles fique separado e que se conheça exatamente o seu destino.