Você sabe calcular sua renda?

É fundamental que você entenda qual é a sua renda para poder organizar seu orçamento e distribuir corretamente as entradas e saídas. Muitas pessoas acabam considerando o salário bruto como renda, ou seja, o valor dos rendimentos sem os descontos dos impostos e contribuições. O problema é que a conta não vai fechar, já que você pode acabar projetando uma renda maior do que a real. Portanto, para organizar suas finanças, fazer planos, reservas, investir e até potencializar sua aposentadoria é preciso conhecer sua renda e saber como lançá-la no orçamento. O primeiro passo é entender seu holerite de pagamento: observe quais são os descontos de impostos, contribuições mensais e só considere como renda o salário líquido, que é o que você pode comprometer com gastos e dívidas. É este valor que deve ser lançado em sua planilha orcamentária. Aproveite para fazer um exercício e responda as questões abaixo, talvez você se dê conta que conhece menos da sua renda do que imaginava: 1. Qual é o seu salário bruto (antes da incidência dos impostos e das contribuições)?2. Quais os descontos que aparecem no seu holerite?3. Que período de pagamento o seu contracheque cobre?4. Quanto, do seu salário bruto, você deduz para contribuição à sua aposentadoria?5. Qual o valor atual do seu salário líquido?6. Quanto você estima receber (em salários) anualmente? Também é importante considerar apenas o que você efetivamente vai receber todos os meses. As bonificações e comissões são consideradas extras, portanto, devem fazer parte de um plano diferente e só podem ser comprometidas depois de entrarem na conta. Mesmo assim, não se esqueça de reservar uma fatia desse valor para o seu futuro financeiro.