Veja como cuidar do orçamento em família

Trabalho em equipe! O orçamento em família gera excelentes resultados, quando todos se unem em torno de um mesmo objetivo.O ponto de partida é aprender a conversar sobre o assunto, criar o hábito de estabelecer metas, pensar em conjunto. Falar sobre dinheiro ainda é motivo de discussão entre muitos casais. Garante sucesso quem consegue virar esse jogo!
Finanças da FamíliaSe, por um lado, as despesas aumentam com a chegada dos filhos, por outro o casal ganha maior motivação para realizar sonhos e proporcionar o melhor para as pessoas que ama.Incluam na rotina da família um tempo para conversar sobre suas finanças. Todos podem participar deste bate-papo, respeitando-se, obviamente, as limitações em função da idade ou do grau de conhecimento sobre o assunto. DiagnósticoPrimeiro, é importante que o casal tenha ciência de sua situação financeira, por meio de um orçamento bastante controlado e que revele o diagnóstico: há dívidas em atraso? As despesas estão compatíveis com as receitas? Há condições de poupar? É hora de investir? O rumo da conversa familiar depende desse cenário inicial: vocês podem falar sobre sonhos a realizar, formas de economizar ou mesmo maneiras de conseguir uma renda extra, por exemplo. Medidas de economiaPor mais que a família seja disciplinada, sempre há algo a fazer para economizar. Em grupo, as ideias fluem e a criatividade impera? Reflitam: o que pode ser feito para cortar alguns gastos?  As crianças podem participar e colaborar muito nesta etapa. Além de grande aprendizado em educação financeira, você estará transmitindo conceitos de consumo consciente e sustentabilidade.   - tomar banhos menos demorados - apagar a luz quando não estiver utilizando o ambiente - desligar a TV se não estiver assistindo - utilizar os produtos até o final, antes de pedir para comprar outro etc. E, depois, vem a melhor parte: o que fazer com o dinheiro economizado?  MetasAs metas são importantes para dar motivação à família. Todos devem participar na escolha: uma viagem, um passeio especial, um carro novo, uma TV bem grande para a sala.
Reexaminem as metas financeiras com frequência. Estão progredindo para realizá-las? Esses objetivos ainda são importantes para todos vocês? Tarefas A divisão de responsabilidades que vocês fizeram ainda é prática? Ela está funcionando ou existe um de vocês que se sente sobrecarregado? Não assuma tudo sozinhoAssim como as decisões financeiras não devem ficar sob responsabilidade de uma pessoa só, é recomendável que a organização dos documentos importantes da casa também seja compartilhada.  Caso contrário, o que aconteceria se você tivesse que, de repente, viajar a trabalho por um mês? Sua família ficaria perdida, dependendo totalmente dos seus cuidados. Estamos falando aqui de contas a pagar, recibos de imposto de renda, números de contas bancárias, dados específicos de investimentos, passaportes, certidões e tantos outros documentos. Família unida planeja unida!