Orçamento: atualize sua planilha com frequência

Só fazer a planilha não garante o perfeito controle da sua saúde financeira, sabia? Além de preenchê-la corretamente, você precisa acompanhá-la bem de perto.
A planilha de orçamento deve ser mensal, mas é recomendável atualizá-la sempre que possível. Você dita o ritmo! Seja bem detalhista, incluindo todas as informações que puder. Comece por suas receitas e, na outra coluna, liste as despesas, desde as convencionais - como as contas da casa (financiamento, aluguel, condomínio, água, luz, gás etc.), os gastos com o carro e com educação, alimentação e saúde, por exemplo -, até aquelas que aparecem ao longo do mês e você nem percebe.
No início é interessante acompanhar seu orçamento quase todos os dias, para se conscientizar bem dos seus gastos, identificar alguns abusos e rever sua estratégia quando necessário.
Além da planilha, monitore suas contas bancárias com frequência. Acompanhe também a fatura do seu cartão de crédito. Depois que assumir bem o controle das contas, pode diminuir a frequência de atualização. Experimente!