Conheça e evite erros no seu orçamento

Mesmo cuidando da sua planilha de orçamento, é importante saber que existem algumas “pegadinhas” que podem impactar o resultado no final do mês. São pequenos erros, que passam despercebidos, mas que precisam ser evitados. Confira: - preencher a planilha e não acompanhar: sua planilha de orçamento deve ser atualizada e monitorada com frequência. No início, este trabalho pode chegar a ser diário.
- ignorar dívidas: se suas contas estão no vermelho, você precisa agir rápido, estabelecendo uma estratégia para quitá-las.
- não listar parcelamentos: os gastos do seu cartão de crédito precisam entrar na sua planilha, principalmente as compras parceladas.
- considerar o limite do cheque especial como receita: se você está usando este recurso, está tomando crédito e deverá arcar com os custos. Deve ser utilizado apenas em situações de emergência, de forma consciente.
- incluir seu salário bruto na planilha: o valor que deve ser considerado como receita é aquele que efetivamente entra na sua conta bancária: quanto você ganha depois dos descontos.
- deixar de incluir os pequenos gastos: tudo o que você gastar deve entrar na planilha de orçamento, até mesmo os pequenos valores. Rapidamente vai compreender a diferença e identificar para onde o seu dinheiro está indo.
- arredondar valores: tanto nas despesas quanto nas receitas, você precisa incluir na sua planilha o valor correto.
- ser otimista demais: não inclua na sua planilha receitas que ainda não aconteceram, nem minimize suas pendências financeiras, deixando de incluir dívidas que precisam ser pagas.
- gastar quanto tem – equilibrar despesas e receitas pode ser um alívio, mas o ideal é construir uma reserva, para garantir um momento de aperto. O passo seguinte é poupar para a realização dos seus sonhos.