Finanças a dois: Por onde começar?

Quando o casal estabelece uma relação de confiança e parceria quanto ao dinheiro, consegue planejar melhor, aproveitar os recursos que possuem e realizar muitos sonhos.

O ponto de partida do planejamento é traçar metas. Esta é uma excelente oportunidade de ambos conversarem muito sobre gostos, pontos de vista, seus ideais. Assim, juntos vão definindo prioridades.

Decisões importantes
Por mais que a rotina seja muito corrida, os cônjuges devem assumir a responsabilidade de gerir as finanças a dois. A melhor forma de organizar a vida financeira do casal é distribuindo as tarefas. 

Juntos, devem decidir o grau de autonomia financeira que querem ter. Podem manter contas bancárias separadas e dividir as contas que precisam pagar. 

Outra opção é colocar toda a renda em uma só conta, e pagar todas as despesas com ela. Essa opção exige alguma habilidade, tendo certeza de que não estão gastando demais o dinheiro da família de maneira individual. 

É possível ainda um método combinado. Mantenham uma conta conjunta, enquanto alocam dinheiro em contas individuais para gastos pessoais. Os cartões de crédito separados podem ser uma boa maneira de separar despesas individuais das comuns.