Prevenção da obesidade

O sobrepeso e a obesidade são um grave problema de saúde pública, com inúmeras implicações negativas e prejudiciais para o bem-estar na idade adulta. 

O grande problema da obesidade é que ela pode ocasionar uma série de outras doenças decorrentes de complicações e mau funcionamento dos órgãos. Além da baixa resistência física, dificuldade respiratória e de mobilidade, quem sofre com a obesidade também pode ter problemas cardiovasculares, hipertensão e colesterol alto, diabetes, entre outras doenças. 

Em alguns casos a obesidade não está relacionada apenas ao sedentarismo e a maus hábitos alimentares. Fatores genéticos, problemas hormonais e outras variáveis podem influenciar no ganho de peso em excesso. 

O melhor a fazer, tanto para quem já está sofrendo com a obesidade tanto para quem quer prevenir o problema, é realizar uma avaliação médica e analisar se a sua saúde está em risco. Somente o profissional poderá dizer se uma rotina de atividades físicas e boa alimentação é o suficiente para reverter o quadro ou se será necessário um tratamento complementar ou intervenção cirúrgica. Algumas atitudes, no entanto, são essenciais para quem quer prevenir a obesidade. Confira algumas dicas:

> Pratique atividades físicas regularmente com a orientação de um profissional. 
> Evite frituras e bebidas alcoólicas. Dê preferência para alimentos grelhados, cozidos ou assados. Para beber, os sucos naturais são a melhor opção.
> Beba dois litros de água por dia. Distribua essa quantidade no decorrer do dia para não sobrecarregar os rins. 
> Inicie as refeições comendo saladas e prefira temperos como vinagre, limão e azeite de oliva. Dê preferência aos óleos de canola, girassol ou milho ao invés do tradicional óleo de soja.
> Reduza a quantidade de sal nas refeições.