O que é endometriose?

Muitas vezes assintomática a endometriose é uma doença que acomete muitas mulheres brasileiras. Em sua forma mais grave, a endometriose pode causar infertilidade ou levar à necessidade de se retirar os ovários e o útero.

A doença começa quando uma afecção inflamatória é formada por células do endométrio que não são expelidas durante a menstruação. Ao invés de serem expelidas, estas células migram no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, causando dores e sangramento.

Um dos primeiros sinais da doença, quando algum sintoma se manifesta, é o surgimento de cólicas menstruais que se intensificam e chegam a impedir que a mulher realize tarefas básicas do dia a dia. Outros desconfortos, como dores ao evacuar e ao ter relações sexuais, também podem indicar endometriose e precisam ser avaliadas por um médico.

A endometriose é diagnosticada através de exames laboratoriais e de imagem, como laparoscopia, ultrassom, ressonância e exame de sangue. O tratamento é feito com medicamentos que suspendem a menstruação e em casos mais graves a retirada dos ovários e do útero. A partir da menopausa a endometriose tende a regredir espontaneamente, em razão da queda da produção dos hormônios femininos.

Cuide-se

- Fique atenta às dores na região abdominal, dores ao evacuar e ao ter relações sexuais, e, principalmente, às cólicas menstruais muito fortes.

- Procure um médico e peça exames para verificar se a sua saúde está em dia.

Caso diagnosticada a doença, inicie o tratamento o mais rápido possível e siga todas as recomendações médicas.