A voz também deve fazer parte da rotina de prevenção

Como todas as funções do organismo, a voz também envelhece – um processo chamado de presbifonia, que se acentua por volta dos 50 anos. Mas como ela vai envelhecer depende muito do cuidado com a sua saúde, no geral. A famosa combinação ‘alimentação saudável e atividades físicas’ é essencial, também para a boa forma da sua voz.

Evitar os fatores que aceleram o desgaste, como o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas, também ajudam a manter a voz jovem, além de algumas dicas simples:

- Evite gritar ou falar alto em ambientes ruidosos.

- Evite ingerir líquidos ou alimentos muito gelados, principalmente em dias quentes. 

- Diga não ao fumo e evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Estes são hábitos altamente nocivos à saúde vocal, pois podem causar várias doenças, como o câncer de laringe.

- Beba bastante água e mantenha uma alimentação leve, sem exagerar no consumo de alimentos gordurosos ou muito condimentados.

- A qualquer sinal de problemas como dores na garganta, rouquidão, cansaço ao falar, tosse, pigarro ou dificuldade para engolir, um otorrinolaringologista deve ser procurado. Ele irá orientar sobre os cuidados que devem ser tomados. 

*Informações da Academia Brasileira de Laringologia e Voz