Reajuste dos planos de saúde PES, NOSSO e Extensive fica abaixo da média de mercado

Funcesp - 26 de August de 2019

A Funcesp definiu um reajuste de 9,39% nas mensalidades dos planos de saúde pré-pagamento PES, NOSSO e Extensive, patamar que ficou bem abaixo das estimativas feitas por consultorias renomadas, que apontavam aumentos entre 15% e 16% para 2019 no mercado de saúde suplementar.

A adoção de um índice capaz de promover o equilíbrio financeiro dos produtos e, ao mesmo tempo, onerar o mínimo possível nossos beneficiários, foi possível graças a um conjunto de ações – às quais se somaram importantes conquistas em termos de escala, com a chegada de 66 mil novas vidas à instituição.

Entre as iniciativas para um melhor controle de custos, destacam-se três. Uma delas é um acompanhamento técnico mais eficiente dos pacientes internados, de maneira a evitar ocorrências e procedimentos desnecessários.

Além disso, para incentivar internações em hospitais que apresentem custos mais adequados e de melhor gerenciamento ao plano de saúde, a Funcesp decidiu eliminar
a coparticipação em unidades selecionadas. Com isso, o beneficiário não terá mais
esse custo, em caso de internação, se optar por um dos 12 hospitais de uma lista
pré-definida, que compreende instituições como Samaritano Paulista, Alvorada e Santa Paula, por exemplo.

O terceiro foco de atenção é privilegiar consultas e exames em clínicas e centros de medicina diagnóstica especializados, ao invés de hospitais, visando uma utilização mais racional e evitando, assim, procedimentos mais caros.

Por fim, o crescimento da Funcesp, com o retorno dos planos de saúde da Enel e chegada de uma nova patrocinadora, a Sabesp, permitiu uma revisão da projeção do índice de reajuste para os pagamentos que serão feitos à rede de prestadores de serviços médicos, ficando estabelecido em 3,65%, no lugar de 5,65%.

A colaboração dos beneficiários, com o uso consciente do plano, também é muito importante no esforço da Funcesp para continuar oferecendo serviços de qualidade a preços competitivos.

O boleto enviado neste mês – referente à mensalidade de setembro –,já incluirá o reajuste de 9,39%, cuja validade é de 12 meses (até agosto de 2020).

Confira os novos preços nas tabelas abaixo:

 

Extensive Enel

Vale destacar que o percentual reajustado de 9,39% citado no início da notícia se aplica exclusivamente aos planos que já estão em operação há mais de um ano, a fim de repor o aumento de custos dos últimos 12 meses. Como o plano Extensive Enel acaba de ser criado, não sofrerá qualquer reajuste neste momento – apenas daqui a um ano.