Vacinação contra o Sarampo vai até dia 31 de agosto

Funcesp - 20 de August de 2018

A Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo já começou e está sendo realizada entre os dias 6 e 31 de agosto, em todo o Brasil. Crianças, adolescentes e adultos devem estar com a carteira de vacinação devidamente completa e atualizada. A melhor dica continua sendo a mais habitual: vacine-se.

O que é o sarampo?

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, viral, transmissível, extremamente contagiosa e muito comum na infância. O contágio da doença é extremamente fácil de ocorrer, pois é transmitido diretamente de pessoa a pessoa, por tosse, espirro, fala ou até mesmo pela respiração.

 

Sobre a vacinação

O “Dia D” desta campanha será 18/08. Nessa semana, as crianças devem ser levadas aos serviços de saúde mesmo que tenham sido vacinadas anteriormente. Dos três vírus combatidos pela vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), o sarampo é considerado o mais perigoso.

Segundo a recomendação oficial, por ser de alto contágio, é preciso que pelo menos 95% das pessoas tenham sido vacinadas no Brasil para que o sarampo não se espalhe. Caso contrário, basta ter uma única pessoa não vacinada em uma cidade para que o vírus trazido por um infectado consiga chegar a ela. 

Quem pode receber a vacina?

  • Crianças de 12 meses a 5 anos de idade: uma dose aos 12 meses (tríplice viral) e outra aos 15 meses de idade (tetra viral).
  • Crianças de 5 a 9 anos de idade que perderam a oportunidade de serem vacinadas anteriormente: duas doses da vacina tríplice 
     
  • Adolescentes e adultos até 49 anos:
  1. Pessoas de 10 a 29 anos  -  duas doses das vacina tríplice; 
  2. Pessoas de 30 a 49 anos  - uma dose da vacina tríplice viral.
     

Todas as crianças devem receber uma dose da vacina tríplice viral, independente da situação vacinal. A exceção é para as que tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias, que não necessitam de uma nova dose.

 

Fonte: Ministério da Saúde.

 

Alertas para quem não deve ser vacinado

Casos suspeitos de sarampo, gestantes, crianças menores de 6 meses de idade, pessoas com baixa resistência ou alergias graves e imunocomprometidos não devem receber a vacina.

A gestante deve esperar para ser vacinada após o parto. As pessoas devem estar com a caderneta de vacinação completa de acordo com o recomendado pelo Programa Nacional de Imunizações.