Confira o índice de reajuste anual dos planos de saúde

Funcesp - 01 de August de 2016

PES, NOSSO Plano de Saúde e Extensive Saúde terão novas mensalidades a partir de setembro

O índice de reajuste anual das mensalidades de setembro/2016 a agosto/2017 dos planos PES, NOSSO Plano de Saúde e Extensive Saúde foi aprovado pelo Conselho Deliberativo da Funcesp no último dia 20 de julho. Os valores de mensalidade reajustados serão cobrados a partir do mês de agosto, em forma de pré-pagamento.

O percentual, de 10,25%, foi calculado por consultoria atuarial independente para manter o equilíbrio de despesas e receitas dos planos para o próximo período e é mais baixo do que o permitido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para os planos individuais e familiares*, que neste ano terão aumento de até 13,57%, e da média do mercado de planos coletivos-empresariais e dos administrados por outros fundos de pensão, que apresentam reajuste na casa dos 20%. O índice neste ano também está abaixo dos reajustes anuais das aposentadorias e pensões, que foram de 11,24% e 10,68 %(aplicados em junho e janeiro, respectivamente).  

*os planos de saúde da Funcesp são coletivo-empresariais e não possuem índices de reajuste regulados pela ANS como os individuais e familiares. 

A Funcesp possui o compromisso de administrar os planos de saúde para que seus usuários encontrem alta qualidade de cobertura e de rede credenciada com valores equilibrados. Por isso, investe constantemente em ações para controlar os custos e em conscientização. Esse é um grande desafio, comum ao cenário de saúde geral. Isso porque a inflação médica, que mede a variação dos valores dos insumos e serviços em saúde, tem crescido exponencialmente nos últimos anos, superando sempre os índices da inflação geral. No último ano, para efeito de comparação, a inflação médica atingiu 19,3%, enquanto a geral 10,67%. E é a inflação médica, somada à utilização, um dos principais componentes do cálculo de um reajuste e que impacta toda a saúde suplementar no país. Mas ações de gestão permitiram à Funcesp minimizar os efeitos negativos deste cenário. Saiba mais a seguir.

 

Entenda o reajuste em 2016

Os reajustes existem para manter as despesas e receitas de um plano de saúde equilibradas. E, no caso da Funcesp, apenas com esse objetivo – uma vez que a entidade não possui fins lucrativos e por isso não considera margem de lucro nas mensalidades. O índice é calculado atuarialmente, avaliando o comportamento do passado e projetando o do ano seguinte, considerando principalmente tendências de aumento de utilização e dos custos dos serviços médicos e hospitalares dos planos, mas também despesas administrativas e a formação de reservas financeiras.

Vários fatores contribuíram para que o índice de reajuste dos planos PES, NOSSO Plano de Saúde e Extensive Saúde tenha sido menor que nos últimos 2 anos e do estabelecido pela ANS este ano, apesar da alta da inflação médica, do cenário econômico do país e da tendência de envelhecimento da população em geral (que passa a utilizar mais os serviços médicos, que por sua vez estão cada vez mais caros). 

As ações de gestão desenvolvidas pela Funcesp – que incluem renegociação com prestadores, análises e auditorias de contas, programas de prevenção, redução de custos administrativos entre outros dispositivos de acompanhamento -, aliadas ao lançamento do NOSSO Plano em 2012 e à expansão para familiares de até 4º grau de parentesco, trouxeram fôlego para as contas dos planos de saúde – o que permitiu controlar a curva de tendência de crescimento de despesas e que, no cálculo deste ano, não fosse necessário formar mais reservas para contingências legais (uma vez que estas já estão constituídas).

Relembre como a Funcesp faz a gestão dos custos em saúde e mais informações sobre inflação médica na matéria da Bem-estar #24 (set-out/2015). Leia aqui.

Porém, vale lembrar que os desafios para conter os avanços de custos em saúde são constantes e que as principais variáveis de impacto – a inflação médica e o aumento de utilização de serviços – não são de controle total da Funcesp. Além do engajamento da entidade na gestão segura e transparente dos planos de saúde, você também pode contribuir utilizando conscientemente (lembre-se que o plano de saúde é mutualista e todos ganham ao respeitar as coberturas contratadas e regras), sendo um fiscal do seu plano (acesse sempre seu extrato de saúde na área logada do portal e verifique o cobrado) e adotando uma rotina de prevenção e cuidados em saúde (veja dicas aqui).