Informações sobre cobertura de exames para detecção do vírus Zika

Funcesp - 07 de July de 2016

Os planos de saúde administrados pela Funcesp passam a dar cobertura de três exames para detecção de vírus Zika. Os tipos de exames e em quais condições eles estão cobertos é uma diretriz da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Os exames estabelecidos são o PCR (Polymerase Chain Reaction), indicado para a detecção do vírus nos primeiros dias da doença; o teste sorológico IgM, que identifica anticorpos na corrente sanguínea; e o IgG para verificar se a pessoa já teve contato com zika em algum momento da vida. 

Veja abaixo as informações detalhadas de cobertura para cada exame: 

 

Vírus Zika – por PCR
1- Cobertura obrigatória para realização de PCR para vírus Zika em gestantes com quadro sugestivo de infecção pelo vírus Zika até o quinto dia do início dos sintomas.
*Para fins de utilização dessa diretriz considera-se quadro sugestivo de infecção pelo vírus Zika:
Pacientes que apresentem exantema maculopapular pruriginoso acompanhado de dois ou mais dos seguintes sinais e sintomas: febre, hiperemia conjuntival sem secreção e prurido, poliartralgia e edema periarticular.

 

Vírus Zika - IgM
1- Cobertura obrigatória de Pesquisa de anticorpos IgM para Infecção pelo vírus Zika para:
a. Gestantes com quadro sugestivo de Infecção pelo vírus Zika que realizaram teste de PCR cujo resultado foi negativo, a partir do sexto dia dos sintomas.
b. Gestantes com quadro sugestivo de Infecção pelo vírus Zika cujos sintomas se iniciaram há mais de cinco dias.
c. Gestantes com quadro sugestivo de Infecção pelo vírus Zika cujo resultado da primeira pesquisa de IgM foi negativa.
d. Gestantes assintomáticas no início do pré-natal e no segundo trimestre de gestação.
e. Gestantes em que foi detectada a presença de microcefalia fetal ou de calcificações intracranianas em qualquer etapa da gestação.
f. Recém-nascidos cujas mães tenham apresentado teste diagnóstico (PCR ou pesquisa de anticorpos IgM) com resultado positivo para infecção pelo vírus Zika durante a gestação.
g. Recém-nascidos com microcefalia e/ou outras alterações do SNC possivelmente relacionadas à infecção pelo vírus Zika durante a gestação.
*Para fins de utilização dessa diretriz considera-se quadro sugestivo de Infecção pelo vírus Zika:
Pacientes que apresentem exantema maculopapular pruriginoso acompanhado de dois ou mais dos seguintes sinais e sintomas: febre, hiperemia conjuntival sem secreção e prurido, poliartralgia e edema periarticular.

 

Vírus Zika - IgG
1- Cobertura obrigatória de Pesquisa de anticorpos IgG para Infecção pelo vírus Zika para:
a. Gestantes ou recém-nascidos que realizaram pesquisa de anticorpos IgM cujo resultado foi positivo.
Para fins de utilização dessa diretriz considera-se quadro sugestivo de Infecção pelo vírus Zika:
*Pacientes que apresentem exantema maculopapular pruriginoso acompanhado de dois ou mais dos seguintes sinais e sintomas: febre, hiperemia conjuntival sem secreção e prurido, poliartralgia e edema periarticular.

 

Onde realizar os exames?
A Funcesp possui uma lista de prestadores que já realizam os exames de detecção do vírus Zika e está negociando a contratação de outros locais.
Clique aqui para ter acesso à relação dos prestadores que já realizam o exame pela Funcesp. 
Importante! Ao agendar o seu exame, confirme se o prestador indicado atende o seu plano de saúde.

 

Reembolso
É possível realizar exames de detecção do vírus Zika em credenciados que ainda não estão na lista da Funcesp. Neste caso, você pode realizar de forma particular e solicitar o respectivo reembolso. A Funcesp informa que os critérios para reembolso seguem os mesmos critérios da ANS.