Atualizado: Esclarecimento sobre comercialização suspensa do NOSSO TOTAL

Funcesp - 26 de February de 2016

Atualizado em 1º de março de 2016 para inclusão de novas informações sobre motivos para a suspensão da comercialização


A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou em seu portal uma lista com planos de saúde com comercialização suspensa. Nesta lista, consta o NOSSO TOTAL, que possui cadastro na ANS de 2.123 vidas.


A Funcesp esclarece que esta medida não impacta os usuários de saúde. O atendimento em todos os planos de saúde administrados pela entidade segue regularizado, sem qualquer alteração para as mais de 80 mil vidas cuidadas.


Esta suspensão de comercialização determina exclusivamente que até novo monitoramento trimestral da ANS, o NOSSO TOTAL estará fechado para novas adesões – com exceção de novo cônjuge ou filho do titular, conforme determina o órgão regulador.


Salientamos ainda que os demais planos de saúde administrados pela Funcesp, assim como as demais categorias do NOSSO Plano de Saúde (Integral, Ampliado, Conforto e Conceito) continuam aceitando novas adesões normalmente.


A Funcesp reitera o compromisso de “elaborar e administrar com excelência planos de previdência e de saúde para que as pessoas possam viver e construir um futuro com qualidade e tranquilidade” – expresso em sua missão e adotado na gestão de seus planos de saúde, que são sem fins lucrativos e elaborados com diferenciais de cobertura e atendimento para oferecer a melhor qualidade aos seus usuários. Assim, a entidade envidará todos os esforços necessários para regularizar esta situação exclusiva ao plano NOSSO TOTAL.

 

Sobre a suspensão de comercialização


A suspensão da comercialização do NOSSO TOTAL ocorreu em razão de apenas 4 NIPs (Notificação de Investigação Preliminar) geradas no último trimestre de 2015, que são originadas por reclamações de usuários registradas na ANS – este número é pequeno, visto que no mesmo período  a Funcesp processou a autorização de 58.400 atendimentos pelos planos de saúde. 


As NIPs originadas contra uma operadora de saúde são utilizadas pela ANS em seu Monitoramento da Garantia de Atendimento trimestral, que teve novo critério adotado a partir do último trimestre de 2015, com base na Instrução Normativa 48/15.


É importante ressaltar que das 4 reclamações ocorridas, 3 eram improcedentes (ou seja, não houve negativa de atendimento ou descumprimento de prazo) e a única de fato procedente foi corrigida imediatamente. Ou seja, nenhum dos usuários que registraram reclamação foi lesado ou teve seus direitos de cobertura ou de prazo para liberação negado ou descumprido.


Com base nessa argumentação, a Funcesp está atuando junto à ANS, adotando todos os procedimentos necessários para reverter essa situação, de modo que seja possível retomar a comercialização do NOSSO TOTAL com a maior brevidade possível.


Cabe ressaltar que a Funcesp possui diversas ações e facilitadores para auxiliar seus usuários em dificuldades de agendamentos, disponibilizando o Disque-Funcesp para a busca de prestadores que possam atender o usuário no prazo necessário. Assim como disponibiliza canais como a Ouvidoria para que os participantes e usuários de saúde possam resolver situações de conflito.