Trace seus objetivos e seja saudável sem gastar muito dinheiro

 
É bem possível que um dos seus objetivos para este ano seja ter uma vida saudável. Mas, na hora de dar o primeiro passo em direção a ele, eis que surge a grande dúvida: será que isso vai me custar muito caro? 

 

Afinal, levar uma vida com mais qualidade soa sempre algo complicado e, principalmente, caro. Só que isso nem sempre é verdade. Ter mais saúde não é sinônimo de ter mais gastos, pois, adotando alguns pequenos comportamentos, é possível equilibrar muito bem a qualidade de vida e seu orçamento

 

Confira só como essa mudança é mais simples do que você pensa!

 

Antes de tudo, a lista
Dizem que quando anotamos nossos objetivos num papel, elas se tornam mais palpáveis e, portanto, mais presentes no seu dia a dia. A dica aqui é listá-los (começando do maior para o menor) e colocá-los num lugar bem visível para você:  porta da geladeira, carteira, etc.

 

Quais suas metas para chegar lá?
Alcançar ou não seu objetivo vai depender desta resposta. Então, antes de dar qualquer outro passo, liste tudo o que você precisar “melhorar” para chegar até onde quer. 

 

Por exemplo: se eu objetivo é ser mais saudável, você precisa 1) melhorar seus hábitos alimentares; 2) sair do sedentarismo...
 
Hora de definir suas estratégias
Bem, agora você sabe qual é seu objetivo, sabe tudo o que te separa dele. Então, chegou a hora de ultrapassá-los. 
 
Separe cada um desses obstáculos em colunas e, abaixo deles, liste quais atitudes você vai tomar para vencê-los.
 
Por exemplo: 
1) Melhorar seus hábitos alimentares    
Procurar um nutricionista;
Não ter doces em casa;
Comer mais verduras, legumes e frutas. 
 
 
Uma ação de cada vez
 
Você já tem tudo anotado, certo? Mas, nada de sair correndo, querendo realizar tudo de uma vez só. Muita calma nessa hora. A dica é traçar suas prioridades.
 
Por exemplo: procurar a nutricionista, depois ir ao mercado e comprar alimentos mais saudáveis, diminuir os doces...
 
 
Saúde do corpo, saúde da carteira
 
Como já dito acima: alimentar-se bem não é tão difícil e não precisa, necessariamente, fazer seu bolso doer. Aí vão algumas dicas para o seu orçamento não sair da linha:
Lista de compras – nunca vá ao mercado sem ela. E se mantenha fiel ao que estiver anotado para não cair em tentação. Sua saúde e seu bolso agradecem.
 
Frutas e vegetais da estação – aposte no que está mais acessível. Além de alimentos da época serem mais frescos, eles costumam custar menos, já que a oferta é maior.
 
 
Produtos a granel – essa pode ser uma alternativa na hora de comprar alimentos naturais. E fica bem mais econômico adquirir uma quantidade menor, que se adeque às suas necessidades, do que investir em uma embalagem lacrada e etiquetada no mercado. 

 

Dica de leitura

O poder da ação - faça sua vida sair do papel

Autor: Paulo Vieira

 

 

 

 

 

Agora é a sua vez. Monte a sua lista e alcance seus objetivos ainda este ano!