#JaneiroBranco: o olhar para dentro

Chegou o momento de cuidar da mente. A campanha Janeiro Branco é uma iniciativa que tem como objetivo cuidar da saúde mental, especialmente nos casos de depressão, ansiedade e outros distúrbios psicológicos.

A proposta, idealizada pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão em Uberlândia (MG), defende que, além de uma prevenção clínica periódica, é necessário cuidar da mente, pois algumas sintomas e doenças são causados por problemas biológicos, psicológicos, sociais e culturais, partindo do conceito de que o homem é um ser biopsicossociocultural.

O motivo da cor e do mês da ação têm a ver com a poesia “Receita de Ano Novo” de Carlos Drummond de Andrade, na qual o autor aconselha a luta por um ano novo de verdade, com um despertar de novas possibilidades. A cor branca remete a folha vazia, em que novas histórias podem ser escritas.

Embora a Organização Mundial de Saúde (OMS) se empenhe cada vez mais em alertar sobre crescimento vertiginoso das taxas de suicídio, depressão e ansiedade em todo o mundo, a saúde mental continua a ser negligenciada e encarada com preconceito.

Falar de suicídio, na maioria das vezes, é falar de depressão. O Brasil ocupa a 8ª posição no ranking de países com maior incidência de suicídios, ultrapassando o número de 12 mil casos por ano.

Períodos de estresse, luto, incertezas, tristezas e conflitos fazem parte da vida de todos. Em algumas situações é difícil perceber quando a situação sai do comum e exige a ajuda de um profissional. A principal função da terapia é auxiliar na mudança de um comportamento, sentimento ou pensamento que esteja impedindo a pessoa de perceber a vida em sua forma real.

Quando a gente cuida da mente, cuida da gente. Cuide-se!
Acesse para saber mais: http://janeirobranco.com.br/