Outubro Rosa: a importância da conscientização

O câncer de mama é uma doença que, em sua maioria, vem do histórico familiar ou de fatores genéticos. Os exames preventivos ainda são indispensáveis e grandes aliados no diagnóstico precoce da doença, já que são capazes de diminuir a taxa de mortalidade das mulheres com o tumor em 42,85%

Todo ano a campanha Outubro Rosa promove e conscientiza a população sobre o câncer de mama e a importância do exame preventivo. A doença atinge principalmente as mulheres e, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), é o tumor maligno mais comum entre elas, sendo também o que mais leva à morte. A campanha que acontece no mês de outubro surgiu na década de 1990 e desde então vem promovendo eventos, palestras, debates e materiais educativos sobre o assunto, além de facilitar o acesso aos exames de diagnóstico e tratamentos, incentivando o exame preventivo com o intuito de reduzir a taxa de mortalidade da doença. 

A vigilância ainda é a maior arma contra o câncer de mama, já que a probabilidade de uma mulher se livrar por completo de um tumor maligno chega a 100%, caso a doença seja descoberta em fase inicial. O câncer de mama tem maior incidência em mulheres acima dos 35 anos, por isso a importância da mamografia a partir dessa idade, sendo indispensável após os 40. O tumor nem sempre é maligno e também pode ocorrer em homens, mas os números são menores. Caso tratado logo no início, quando o nódulo mede menos que 1 centímetro, pode ter 95% de chances de cura. Por serem muito pequenos, esses tumores são detectados pela mamografia – daí a sua enorme importância, além do autoexame. 

Autoexame, conhecendo seu corpo

Quando fazer

Deve ser realizado uma vez por mês, após o período menstrual. A partir do toque, é possível perceber caroços (nódulos), abaulamentos ou retrações e secreções.

Importante: O exame não substitui a mamografia

 

De olho na prevenção e nos dados

- 57 mil pessoas foram diagnosticadas com câncer de mama em 2016

- Em média 458 mil mortes são causadas pela doença por ano

- Cerca de 30% dos casos de câncer de mama (quando não genéticos ou envolvendo outros fatores inevitáveis) podem ser evitados com bons hábitos – atividades físicas, alimentação saudável, evitar bebidas alcoólicas e amamentar na gravidez 

- Estudo realizado pelo Hospital do Câncer de Barretos (SP), durante 14 anos, mostrou que a taxa de mortalidade para mulheres com o tumor caiu 42,85%, isso graças ao diagnóstico precoce através de exames preventivos

- Os principais sintomas relatados por mulheres foram: presença de um caroço (citado por 89,6%) dor na mama (20,9%), alterações na pele da mama (7,1%), alterações no mamilo (2,6%), saída de secreção do mamilo (5,6%) e alteração no formato da mama (3,7%)

- Estudo realizado pela Boston University, dos Estados Unidos, constatou que mulheres que comem mais vegetais têm até 45% menos de chances de desenvolver câncer de mama. Os alimentos que foram apontados como preventivos são ricos em aminoácidos, como brócolis, mostarda, couve e hortaliças verdes. 

Fonte: INCA/OMS


Fique por dentro de iniciativas do Outubro Rosa

• Futebol Contra o Câncer de Mama – Marque esse Gol

O mundo do futebol está apoiando a luta contra o câncer de mama. As instituições Meninas de Peito, formada por cerca de 4 mil mulheres que foram diagnosticadas com a doença, a Organização da Sociedade Civil sem Fins Lucrativos (OSCIP) e a Entidade Promotora dos Direitos Humanos se juntaram para desenvolver o projeto “O Futebol Contra o Câncer de Mama – Marque esse Gol!”. A iniciativa consiste em promover diversas ações de prevenção e conscientização para mobilizar a comunidade do futebol sobre a importância da mamografia anual, que aumenta a chance de detecção precoce do câncer de mama. 

Uma das ações oferece mamografia gratuitamente por meio de distribuição de senhas. Para saber mais, clique AQUI.

Banco de Lenços Flavia Flores

O Banco de Lenços Flavia Flores é uma unidade de ação do Instituto Quimioterapia e Beleza, que realiza entregas de lenços para mulheres diagnosticadas com câncer de mama. Por meio de doações de no mínimo R$ 30,00 são custeados a triagem, o armazenamento, a análise dos pedidos, a embalagem e o correio.

A inciativa conta com a parceria de empresas como Astra Zeneca, Catraca Livre, DHL e Apsa.

Saiba mais, clicando AQUI.

• Cabelegria

Desde outubro de 2013, as amigas Mylene Duarte e Mariana Robrahn iniciaram o projeto Cabelegria, com o objetivo central de ajudar crianças com câncer. A iniciativa recebe doações de cabelos para confecção de perucas.

A ONG confecciona mais de 100 perucas mensalmente. São necessários cerca de 300 gramas de cabelo para se confeccionar uma peruca, ou seja, o Cabelegria precisa de muitas doações.

Quer doar cabelos ou conhecer mais sobre a iniciativa? Clique AQUI.