Aleitamento materno: trabalho conjunto para o bem comum

“Trabalhar juntos para o bem comum”. Esse é o tema da Semana Mundial do Aleitamento Materno de 2017, que ocorre entre os dias 1 a 7 de agosto, em 120 países.

Com o objetivo de seguir os compromissos assumidos pelos países com a assinatura do documento, foi fundada em 1991 a Aliança Mundial de Ação pró-Amamentação – WABA. Essa Organização criou no ano de 1992 a Semana Mundial de Aleitamento Materno, para promover as metas da “Declaração de Innocenti”, criada em prol da promoção, proteção e do apoio do aleitamento materno.

A finalidade da Semana Mundial é promover a amamentação, estimulando esse gesto simples, com repercussões para toda a vida do recém-nascido.

O Programa Mais Saúde apoia essa campanha.

Doando leite

O Brasil é referência mundial em aleitamento materno devido às suas práticas incentivadoras de políticas públicas, com mais de 200 unidades de bancos de leite humano e 199 pontos de coleta. Ainda assim, é preciso mais.  O armazenamento de leite atual supre apenas 60% das crianças necessitadas. Bebês prematuros, com baixo peso ou internados e que não estejam recebendo leite de suas respectivas mães, aguardam nova chance de conseguirem leite materno através da doação. 
Um pote de leite materno consegue alimentar até 10 recém-nascidos por dia!

Como doar? 

Acesse: http://www.redeblh.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=360 – informações 

Confira a lista dos bancos de leite do estado de São Paulo:
http://producao.redeblh.icict.fiocruz.br/portal_blh/enderecos.php?regiao=Sudeste&idt_estado=25&lista_blh=sim

A importância de amamentar

Para o bebê:

• O leite materno é o alimento completo, não sendo necessário oferecer água, chá e nenhum outro alimento até os seis meses de idade.
• O leite materno protege contra infecções e alergias 
• Dar de mamar é um ato de amor e carinho
• Dar de mamar ajuda na prevenção de defeitos na oclusão (fechamento) dos dentes, diminui a incidência de cáries e problemas na fala.
• Bebês que mamam no peito apresentam melhor crescimento e desenvolvimento. Trabalhos científicos identificam que essas crianças tem um maior QI.

Para a mãe, o pai e a família: 

• Aumenta os laços afetivos.
• Os olhos nos olhos e o contato contínuo entre mãe e filho fortalecem os laços afetivos, e o envolvimento do pai e familiares favorece o prolongamento da amamentação.
• Amamentar logo que o bebê nasce diminui o sangramento da mãe após o parto e faz o útero voltar mais rápido ao tamanho normal
• A diminuição do sangramento previne a anemia materna.
• Diminui o risco de câncer de mama e ovários.
• É econômico e prático.
• Evita gastos com leite, mamadeiras, bicos, materiais de limpeza, gás, água, etc. Está sempre pronto, na temperatura ideal. Não exige
preparo.

Outras informações interessantes: 

Doação de frascos:  após a coleta, o leite humano deve ser armazenado em recipientes de vidro com tampas plásticas. Devido a isso, diversos bancos de leite humano realizam campanhas para arrecadar frascos de vidro com estas características, a exemplos dos de maionese e café solúvel. 

Livro: Como e por que amamentar- José Martins Filho 

Aplicativo: Baixe o app “Aleitamento”. Funções: registra a hora em que o bebê mamou, em qual peito, e por quanto tempo. Assim é mais fácil manter o controle sobre a amamentação. Disponível para iOS.

*Aparelhos com sistema Android, pode baixar o aplicativo “Amamentação”, que possui a mesma proposta.

Fontes:
 FIOCRUZ: http://www.redeblh.fiocruz.br
Sociedade Brasileira de Pediatria: www.sbp.org.br
Site Aleitamento: www.aleitamento.com