Refrescância com sabor

Saudáveis e refrescantes, as águas aromatizadas são uma ótima pedida para enfrentar as altas temperaturas do verão com o corpo hidratado. E uma alternativa para quem acha água pura uma bebida sem graça.

Cerca de 70% a 75% do nosso corpo é composto de água. Para mantê-lo hidratado, o ideal é beber dois litros do líquido por dia. Nessa época do ano então, em que as temperaturas superam os 30ºC e o nosso paladar pede comidas leves e refrescantes, a ingestão de água torna-se ainda mais importante.

Enquanto algumas pessoas resolvem a questão carregando sempre consigo uma garrafinha cheia, outras simplesmente não conseguem adotar o hábito de tomar água porque acham o líquido “sem graça”. E é aí que entram as águas aromatizadas ou saborizadas.

Para preparar a bebida basta acrescentar frutas, ervas, especiarias e outros ingredientes de sua preferência à água (veja sugestões no quadro “Refrescância com sabor”). Mexa delicadamente com uma colher de pau e deixe na geladeira por três horas ou mais. Esse é o tempo mínimo necessário para a água pegar sabor. Mas é importante lembrar que se trata de água e que, portanto, o sabor e o aroma devem ser sutis. Não exagere na quantidade de ingredientes, nem na variedade, ou sua água corre o risco de virar um suco ralo.

Outro cuidado importante diz respeito à adição de açúcares e adoçantes. Não há necessidade de adoçar a água aromatizada porque os ingredientes lhe darão o sabor. Além disso, se a mistura levar fruta, ela certamente soltará seu açúcar natural, a frutose. Por isso, o ideal é consumir a bebida no dia do preparo ou guardá-la todo o tempo em geladeira – as frutas fermentam em temperatura ambiente.

Refrescância com sabor

Com uma lista básica de ingredientes, você pode testar diversas combinações. E o resultado é de “encher” os olhos e aguçar o paladar.
Como fazer

- Selecione os ingredientes: o ideal é usar dois ingredientes por vez, mas você pode ousar e misturar mais. Até mesmo alguns legumes podem ser utilizados para aromatizar águas. Abóbora, abobrinha e pepino, por exemplo, dão efeito muito refrescante quando cortados bem fininhos.

- Misture tudo: a proporção é de uma unidade da fruta (ou legume) por jarro – o equivalente ao volume de uma laranja. Se optar por ervas e especiarias, use pouca quantidade para manter a sutileza do sabor, e aproveite também cascas de laranja ou limões cortadas em espirais. O efeito é surpreendente. Mexa delicadamente e deixe na geladeira por algumas horas.

 


 
Que tal experimentar estas receitas?

1)

- 1 litro de água gelada
- 1 limão cortado em rodelas
- 2 raminhos de hortelã
- 1 pitada de erva doce
- 4 pedras de gelo


2)

- 1 litro de água gelada 
- 3 raminhos de manjericão
- 1 raspa de gengibre
- 20 bagos de uva verde
- 4 pedras de gelo