Confira os reajustes dos benefícios de junho de 2018

Funcesp - 20 de June de 2018

Neste mês de junho são reajustados os benefícios recebidos pelos aposentados e pensionistas dos planos PPCPFL, PSAP/Eletropaulo, PSAP/Duke Energy e PAP/Fundação CESP. Para os outros planos, a correção aconteceu em janeiro.

O reajuste varia de acordo com a data de início do recebimento do benefício. Para os participantes com início de benefício até junho/2016 será aplicado o reajuste de 5,20%, correspondente ao acumulado do IGP-DI dos últimos 12 meses. Aqueles que se aposentaram entre julho/2016 e maio/2018 serão reajustados proporcionalmente (veja na tabela no final da matéria).

Entenda a diferença entre os reajustes de janeiro e junho deste ano

Os benefícios são reajustados de acordo com a variação acumulada do índice IGP-DI, que considera o período desde o último reajuste aplicado até o mês que antecede a aplicação. Ou seja, os benefícios com reajuste em janeiro deste ano, consideraram os índices de janeiro/2017 até dezembro/2017. Já os benefícios com reajuste em junho deste ano, consideraram junho/2017 até maio deste ano.
Como o IGP-DI, que apresentou deflação no acumulado de 2017, voltou a registrar aumento na inflação no final de 2017 e início de 2018, o reajuste aplicado em junho/2018 foi superior ao aplicado em janeiro.


Por que existe diferente na época do reajuste?

É o regulamento do plano previdenciário que define a época em que os benefícios serão reajustados.  Alguns regulamentos definem a aplicação do reajuste em junho e outros estabelecem a aplicação no mesmo mês de reajuste da Previdência Social.


Entenda o IGP-DI

O IGP-DI (Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna) é medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e registra a inflação de preços desde matérias-primas agrícolas e industriais até bens e serviços finais. Ele, junto com outros indicadores, mede itens como bens de consumo (um exemplo é alimentação) e bens de produção (matérias-primas, materiais de construção, entre outros).

Confira as porcentagens de acréscimo para os benefícios reajustados em junho de 2018: