Confira os reajustes dos benefícios em 2018

Funcesp - 16 de January de 2018

 

Os benefícios recebidos pelos aposentados e pensionistas dos planos PSAP/CESP-B1, PSAP/EMAE, PSAP/CTEEP, PSAP/Tietê, PSAP/Elektro e PSAP/Piratininga terão reajuste no mês de janeiro de 2018. Para os outros planos, a correção acontecerá em junho deste ano.

O reajuste varia de acordo com a data de início do recebimento do benefício. Como de janeiro a abril de 2017 o índice ficou negativo (veja tabela no final da matéria), aqueles que tiveram a data de início neste período não terão seus benefícios reajustados.

Isso ocorreu devido à deflação do índice do IGP-DI (usado como base de cálculo dos benefícios da Funcesp), que registrou recuo em 2017 e acumulou deflação de 1,51%. 

Além do IGP-DI, outros dois indicadores de inflação também estão com sinal negativo: o IPCA e o INPC.

Por que houve deflação?

A deflação de alguns índices aconteceu por causa da queda dos preços de produtos e serviços ao longo de 2017. De acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), os principais responsáveis pelos resultados negativos foram as quedas nos preços dos alimentos.

Com a deflação, o consumidor consegue comprar produtos pagando menos, o que representa a recuperação do poder de compra. 

Entenda o IGP-DI

O IGP-DI (Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna) é medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e registra a inflação de preços desde matérias-primas agrícolas e industriais até bens e serviços finais. Ele, junto com outros indicadores, mede itens como bens de consumo (um exemplo é alimentação) e bens de produção (matérias-primas, materiais de construção, entre outros).


Confira as porcentagens de acréscimo para os benefícios reajustados em janeiro de 2018: