Atendimento

Sobre o Canal de Denúncia

O Canal Direto agora é Canal de Denúncia! A plataforma foi renovada para receber relatos de situações que firam o  Código de Conduto e Princípios Éticos da Funcesp. Essa mudança visa elevar a qualidade e confiabilidade do canal.

O objetivo do canal é prevenir e corrigir as irregularidades, assegurando a transparência administrativa.
 

O que é o Canal de Denúncia?

É um canal específico para registro e denúncia de fraudes, corrupção, lavagem de dinheiro, assédio moral e sexual, discriminação, atitudes preconceituosas, entre outras irregularidades que estejam em desacordo com o Código de Conduta e Princípios Éticos da Funcesp ou legislações externas de órgãos reguladores.


Como realizar uma denúncia?

O denunciante deve fornecer todos os detalhes e dados que tiver disponíveis para sustentar o fato (o nome dos envolvidos, onde, quando ou como ocorreu o fato e o que mais for relevante). Essas informações são essenciais para avaliar a veracidade da denúncia e encaminhá-la para eventuais investigações.


A identificação será divulgada?

Não. O processo é realizado sempre no anonimato, mesmo em eventuais casos de comunicação online na plataforma do Canal de Denúncia, que garante sua proteção e não permite o rastreamento do número de IP (Endereço de Protocolo da Internet) de nenhum usuário.

Devido ao nível de gravidade e suas características, as denúncias de coação e assédio no trabalho serão tratados presencialmente pela Ouvidora (com apoio da Gestão de Pessoas), para que a apuração e checagem dos fatos sejam feitas com maior precisão, mas sem comprometer a confidencialidade da denúncia.
 

O que muda?

Agora temos uma nova empresa terceirizada para administrar a plataforma: a ICTS, que oferece serviços para a gestão de ética e compliance com atuação sobre os diferentes riscos do negócio. Nosso objetivo será manter o sigilo para garantir o anonimato do denunciante. 
 

Dialogue conosco

Você pode acompanhar sua denúncia pelo número de protocolo e ainda manter um diálogo para complementar informações e dados, contribuindo com a investigação ainda em andamento.
 

Como funciona o processo de denúncia?

O processo ocorre da seguinte forma: recebimento e triagem pela empresa terceirizada, que irá encaminhar  as denúncias para a Funcesp para a apuração dos fatos e providências cabíveis a cada situação.


Veja os novos contatos:

Telefone: 0800 775 4448

E-mail: funcesp@canaldedenuncia.com.br

Site: canaldedenuncia.com.br/funcesp

Como utilizar

Saiba como utilizar corretamente essa via de transparência entre você e a Funcesp.

1 - Como funciona o Canal?
2 - É necessário se identificar?
3 - Como devo fazer o contato?
4 - Que situações posso relatar?
5 - Preciso ter provas?
6 - Quais são os benefícios do Canal de Denúncia?
7 - Como acompanhar a manifestação?
8 - Acessar o Código de Ética